Importância do Marketing para as PME

Importância do Marketing para as PME

O Marketing assume-se como uma componente capaz de fornecer capacidades altamente diferenciadoras dos produtos, serviços e marcas. Como refere Tavares (2004, pág. 145), mais do que a tecnologia, o marketing tem sido frequentemente a razão do sucesso ou fracasso de muitas PME. A importância do Marketing é fulcral para o desenvolvimento de estratégias e um conjunto de ações que vá ao encontro e esteja de acordo com as características específicas deste tipo de empresas, otimizando as suas capacidades para alcançar as metas pretendidas. O Marketing é um conceito do ponto de vista do senso comum bastante genérico e que ainda é entendido pelas maior parte das PME portuguesas, relacionado com a publicidade e vendas, através de ferramentas apenas vocacionadas para aumentar as vendas dos seus produto e dinamizadoras dos canais de distribuição. Como refere Hills um dos tipos de marketing mais usados nas PME é o marketing empreendedor, que “é quase 100% intuitivo, pouco analítico, em constante interação com o cliente, com poucos planos formais de negócios, uma pequena estrutura, pró-atividade e oportunismo de mercado. Pode afirmar-se que as PME revelam ainda, uma vincada abordagem transacional assente, com demasiado enfase na gestão do Marketing-Mix e no modelo dos 4Ps, com o seu foco na criação de compras e trocas singulares (ou transações)  (Gronroos, 1997, in Marques, 2003, pág. 35).

As empresas cuja tradição é a de atuar numa economia controlada em termos concorrenciais, são, atualmente, confrontados com o desafio de adquirir as competências necessárias para competir num ambiente orientado para o mercado. Desta forma, as competências e o âmbito do marketing são, em geral, uma importante fonte de vantagem competitiva e tendem a ser cada vez mais importantes no atual contexto macroeconómico, que obrigou a uma transformação dos mercados e que alavancou as economias para um ambiente mais orientado pelo mercado. Num mercado tão competitivo como o atual o Marketing e suas competências assumem a importância. Morgan et al (2003) define as competências como uma forma de agir e de responsabilidade por parte das empresas e que deverão ter a capacidade de integrar, mobilizar e alocar os recursos necessários, de forma a otimizar e adicionar, quer valor económico quer valor social às mesmas, como também indivíduos e sociedades onde se inserem. As competências de marketing só irão existir efetivamente no momento em que agregarem algum valor económico à organização e algum valor social ao indivíduo.

Day (2011, in Santos, 2012) refere que as empresas deverão compreender o seu mercado para depois desenvolver de forma eficaz o seu planeamento estratégico, realçando desta forma, a importância de as empresas alargarem o âmbito do Marketing, numa orientação de mercado que significa para as para as mesmas desenvolver maiores capacidades de compreender, atrair e manter clientes importantes. A própria definição de Marketing da AMA de 2005, incorpora a filosofia da orientação ao mercado, pois foca o Marketing como uma “função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para o gerenciamento de relacionamentos com eles, de forma que beneficie a organização e seus stakeholders“. Para tal, o Marketing deverá ser entendido, não apenas como uma função organizacional, mas sim como uma Filosofia empresarial em que o conhecimento e aplicação do seu conceito e das suas competências devem permear todas as áreas da organização, em que o propósito fundamental assenta na criação de valor para os clientes, primeiro passo para maximizar satisfação, conquistar a confiança, o compromisso e a predisposição à manutenção do relacionamento.

Estratégia!

Marcelo Lamosa

in “A Função Marketing em Contexto de PME – Uma Experiência Empresarial no Setor Têxtil e de Vestuário”

(2.1. Importância do Marketing para as PME

 

Sobre Marcelo Lamosa

Digital Marketing and Strategy. Master Degree in Marketing and Sales Management, Marketing/Marketing Management. B.A. Archeology - Human Disciplines (Archeology and Anthropology). Non Profit Voluntary - IPO-Porto.
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