Importância do Marketing para as PME

Importância do Marketing para as PME

O Marketing deve ser ajustado às características e particularidades próprias de cada organização empresarial e do mercado/contexto onde atua, constituindo-se desta forma de múltiplas competências que permitem a sua complementaridade e acabam por desenvolver e desempenhar diferentes papéis na empresa, através de uma visão Holística dos seus processos e resultados, atribuindo e impulsionando vantagens para a mesma. Como refere Kotler et al (2008, pág. 20), é necessário conetar e implementar programas de marketing, processos e atividades que reconheçam a sua amplitude e interdependências, focando que “tudo importa” e essencialmente uma ampla perspetiva organizacional. Lambim (2000) também salienta a importância holística do planeamento estratégico de Marketing, afirmando que, embora diversas empresas não desenvolvem planos, existem domínios em que as próprias não poderão evitar planificar, como são os casos de Investigação e Desenvolvimento, Produção, Financeiro e Recursos Humanos.

Desta forma, o Marketing deverá atribuir capacidades às PME de identificar os processos e desenvolver planos estratégicos e estratégias empresariais “a nível corporativo, abrangendo toda a organização, a nível o negócio, que diz respeito apenas a uma unidade de negócio, e a nível funcional, que diz respeito às funções/departamentos da empresa” (Marques, 2012, pág. 2012). A formulação de estratégias define os propósitos da organização, os objetivos estratégicos e desenvolve a melhor forma de os alcançar. O processo estratégico de Marketing inicia-se pela pesquisa de informações sobre o mercado, consumidores e outras variáveis secundárias, bem vincado por Cravens et al (2007, pág. 29) que referem que as empresas direcionadas para o mercado têm processos eficazes de aprendizagem e estratégia, fazendo com que a procura de informações seja um objetivo de toda a organização. Os autores acrescentam que a perspetiva de um marketing estratégico é assim definida como o desenvolvimento de uma visão relacionada e interdependente a vários níveis, vocacionada para os mercados e respetivos públicos-alvo com interesse para a organização, identificando e selecionando as estratégias, definindo objetivos e desenvolvendo, implementando e monitorizando as estratégias de posicionamento do programa de marketing. Kotler et al (2008) acrescentam que o planeamento estratégico de Marketing incide, não só sobre avaliar oportunidades de mercado, que visa selecionar e desenvolver estratégias e programas de Marketing e gerir os esforços e recursos das empresas, como também consiste na importância de conhecer e perceber o cliente, alargando desta forma o processo e o âmbito do planeamento estratégico de Marketing centrado no cliente.

Clients?

Marcelo Lamosa

in “A Função Marketing em Contexto de PME – Uma Experiência Empresarial no Setor Têxtil e de Vestuário”

(2.1. Importância do Marketing para as PME) 

Sobre Marcelo Lamosa

Digital Marketing and Strategy. Master Degree in Marketing and Sales Management, Marketing/Marketing Management. B.A. Archeology - Human Disciplines (Archeology and Anthropology). Non Profit Voluntary - IPO-Porto.
Esta entrada foi publicada em Marketing com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s